domingo, 19 de janeiro de 2014

Compod prepara fórum sobre drogas

Compod prepara fórum sobre drogas
Publicado em 09/01/2014, às 14h27 
Última atualização em 09/01/2014, às 17h25
Barra Mansa
A secretaria de Ordem Pública, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Compod), está preparando o 1º Fórum Intersetorial de Políticas sobre Drogas em Barra Mansa. Uma reunião realizada ontem, no Parque Ecológico de Saudade, tratou sobre a organização do evento. Participaram do encontro representantes da Guarda Municipal, secretaria municipal de Saúde, Fundação de Cultura e Casa dos Conselhos.

O fórum está programado para acontecer no dia 18 de fevereiro, no UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), tem como objetivo eleger membros para o Conselho de Políticas Públicas sobre Drogas.

De acordo com a coordenadora da Compod, Emília Nascimento, uma vez eleitos e empossados, os conselheiros vão aprovar e fiscalizar a aplicação de verbas do recém-criado Fumad (Fundo Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas). O fundo é constituído com base nas verbas do município, e em recursos suplementares, que são destinados aos programas de combate às drogas.

- Dessa forma poderemos investir em mais ações preventivas no município - avaliou a coordenadora.

Ainda segundo Emília, o fórum funciona como o pontapé inicial para que ações mais complexas e eficientes possam ser instauradas e desenvolvidas no município. A expectativa é de que pelo menos 150 pessoas entre membros de entidades, secretarias, autoridades e população participem do fórum.

- De lá vão sair propostas sobre cuidados, prevenção e segurança. Os três temas serão trabalhados em oficinas. Essa estrutura é muito importante para iniciar o trabalho de prevenção, cuidado e reinserção social do usuário. Precisamos trabalhar estas três vertentes e trabalhar um sistema que seja integrado que una as secretarias, entidades e polícias junto ao Compod. Precisamos garantir a técnica, especialização e a humanização do trabalho - afirmou.
Panorama atual
Para o psicólogo do setor de Saúde Mental de Barra Mansa, Alexandre Martins, o trabalho em torno das drogas deve ser intensificado.

- A problemática necessita de maior atuação e ênfase. Podemos melhorar muito nosso trabalho de prevenção. O município tem uma estrutura básica. O objetivo é justamente melhorar esta precariedade. Temos áreas de uso de drogas muito extensas e um histórico de invasão de casas abandonadas para o consumo e venda de entorpecentes - disse.
Alexandre revelou ainda outro problema enfrentado pelo município.

- Em cidades em que o tráfico é mais organizado, como em Volta Redonda, o crime expulsa pessoas de lá e elas acabam migrando para Barra Mansa, aumentando assim nossa demanda de atendimento - lamentou.

Para o inspetor da Guarda Municipal Elizeu Garcia, o consumo de drogas na cidade é alarmante. Segundo ele, grande parte dos crimes são cometidos em decorrência do consumo de drogas.

- Podemos dizer que a situação no município já passou de "preocupante" para "alarmante". Não só em Barra Mansa, mas em grande parte das cidades do estado. Vemos até moradores de rua usando de força física para consumir drogas e muitos crimes decorrentes do tráfico e do consumo - comentou.

Segundo a coordenadora do Compod, a expectativa é que seja implantada um consultório de rua, com a presença de profissionais como psicólogos e assistentes socais para atender a população, entre outras ações.

- Vamos buscar ainda uma Unidade de Acolhimento para o tratamento do dependente químico. O tratamento deve ser realizado de forma integrada. Não adianta ir às ruas se não tiver onde tratar a pessoa e posteriormente ressocializa-lá - disse.
 
ImprimirE-mailShare

Nenhum comentário:

Postar um comentário